形意 HSING-I

形意 Hsing – I (Xingyi)

Hsing – I é um Sistema interno de Wushu conhecido por seus movimentos dinâmicos e explosivos. Hsing ou Forma é derivado por imitar os movimentos de combate de 12 diferentes animais  – Águia,Falcão, Galinha,Pardal, Passáro Tai, Cavalo, Serpente, Crocodilo, Dragão, Macaco, Tigre e Urso. I ou mente, é gerado internamente a partir do coração(HSIN). Portanto, Hsing – I é um estilo interno que imita as formas de 12 animais e suas características internas quando lutando. Teoria e técnicas de Hsing – I são agressivas, mas praticantes evitam excitação emocional. Hsing – I manifesta grande poder, mas é um poder muito refinado, e quando a estratégia é ofensiva, não desordenada. Treinamento contínuo em Hsing-I pode fazer você espiritualmente valente, seu espirito pode ser elevado a um estágio muito forte , no entanto, você permanecerá calmo, tranquilo e no controle.

Este Sistema compõe-se de 5 movimentos fundamentais: PI QUAN , ZUAN QUAN, BENG QUAN, PAO QUAN e HENG QUAN. Os 5 movimentos são combinados com 5 elementos – metal, madeira, água, fogo e terra. É caracterizado por movimentos lineares e usa ofensiva como um caminho de defesa. A  Associação Fatshan de Kuoshu oferece um sistema de Hsing-I, mescla da escola HEBEI (Norte) e SHANXI (Sul) com Punhos Tradicionais e rotinas de armas e aplicações das 5 fases, 12 formas de animais ( Águia,Falcão, Galinha,Pardal, Passáro Tai, Cavalo, Serpente, Crocodilo, Dragão, Macaco, Tigre e Urso), diversas sequencias de golpes, combinações , combates, defesa pessoal etc.

 

HSING-I traça suas raízes a  partir da Dinastia SONG do século XVII, mas há poucas evidência para documentar este fato. Alguns historiadores tem especulado as origens do sistema a partir de técnicas de lança que foram então adaptadas as técnicas de mão.

“No prefácio do boxe das 6 harmonias, no 15º ano do reinado do imperador QIAN LONG (1750) conta o relato: … quando YUEH FEI  ou Ó-FEI(1101-1141 d.c) era criança recebeu instruções especiais de ZHOU TONG. Extremamente hábil em combate com a lança,adaptou os movimentos para técnicas de punhos, fundamentando um sistema chamado YI QUAN. Meticulosa e insondável esta técnica sobrepujou as antigas.” Alguns anos depois e já como general do exército chinês,  YUEH FEI é mencionado como criador do HSING-I durante a dinastia SONG.

De acordo com a Lenda o general YUEH FEI era um perito em Lança e após aperfeiçoar suas habilidades, ele ensinou a arte as suas tropas, que as utilizava para combater tribos estrangeiras. Ele e seus soldados tornaram-se tão vitoriosos com suas habilidades em HSING-I que se tornou comum ouvir a frase “É mais fácil bater de frente com uma montanha do que lutar contra o exercito do general YUEH FEI “.

Por causa desse sucesso e o ciúme político despertado, ele foi aprisionado e morto aos 39 anos de idade. Antes de sua morte ele escreveu um manuscrito intitulado HSING-I. Sinólogos acreditam que YUEH FEI deu-o a um de seus alunos mais confiável antes de morrer.

Apos a morte de YUEH FEI,a arte ficou esquecida por cerca de 500 anos. Então entre as dinastias MING e QING ( séc. XVII) , nas montanhas de ZHONGNAN, província de SHAANXI, um ermitão taoísta além de lhe ensinar a essência da arte entregou o manual do boxe de YUEH FEI   à JI LONG FENG (CHI LUNG FENG), também conhecido como JI JIKE.

 

5 ELEMENTOS

HSING-I utiliza os 5 elementos clássicos da cosmologia chinesa como sistema de combate em um verdadeiro tabuleiro de xadrez. Metal, Água, Madeira, Fogo e Terra representam cinco técnicas básicas que compõem o currículo de graduação  do HSING-I. Existem formas simples, Toy Cha , bem como a pratica e aplicação  de combate de técnicas meditativas.

O QI do HSING-I

HSING-I cultiva QI “explosivo”,”carregado” ou “rápido” . O treinamento HSING-I possibilita ao QI circular mais rápido no corpo depois de praticar TAI JI QUAN sozinho.

O JING do HSING-I

HSING-I é um estilo de luta agressiva tendo o sistema AFK como base  para treinamento FA JING ou força manifestada.

HSING-I treina GAN JING ou poder “duro” e MING JING ou poder “natural’. Estes JINGS são utilizados em técnicas envolvendo as mãos, dedos, pulsos, cintura, quadris, barriga chutes, quedas e agarramentos.

A FILOSOFIA DO HSING-I

5 elementos do HSING-I é derivado da teoria chinesa dos 5 principais elementos que compõem o corpo humano e o universo e suas interações com os seus pares.

Muitos são os benefícios de QI GONG que fornece a postura de cada elemento. Como cada elemento é representado por uma técnica, também esta relacionado a um órgão interno do corpo. Cada postura promove a circulação de QI e proporciona uma massagem suave para os órgãos internos com enfase em órgão especifico para cada punho. Isto faz com que HSING-I que é considerado uma arte marcial interna ser confundida as vezes com uma arte marcial externa .

Currículo básico de Graduação HSING-I

  • WU XING CHUAN (PUNHOS 5 ELEMENTOS) 
  • SHANG SUN ( CRIAÇÃO) 
  • LIAN HUAN (VINCULAÇÃO)
  • BA SHI (POSTE- ZHANG ZHUANG) 
  • ER SHI SI GUAI ( BASTÃO CURTO)
  • JIAN ( ESPADA)
  • GUN (BASTÂO)
  • QIANG (LANÇA)
  • SI SHI DA DAO DA FA (SABRE)
  • ENTRE OUTRAS ROTINAS

TREINAMENTO TUEI SHO (MÃOS DE VENTO) É PRATICADO TAMBÉM EM HSING-I E É UMA ÓTIMA OPORTUNIDADE PARA PRÁTICA DE APLICAÇÃO DO FA JING EM SITUAÇÕES REAIS.