氣功 QIGONG (CHI KUNG)

QIGONG (CHI KUNG)

chi_kung

            QI (CHI) = Energia vital, respiração; GONG (KUNG) = Trabalho ou habilidade é a tradução para uma antiga arte chinesa utilizada para gerenciar a energia vital e melhorar a saúde, prevenir, tratar doenças e prolongar a vida através de práticas de exercícios respiratórios, automassagem, movimentos corporais leves e técnicas mentais (meditação) visando purificar, fortalecer atualizar e fazer circular energia (Qi) vital no corpo. Qi Gong trabalha a força fundamental do corpo conhecido como Qi do qual todos os fenomenos físicos do corpo (ou seja, as celulas, tecidos, órgãos, sangue, ossos) são derivados. Para trabalhar os níveis do Qi, portanto devemos direciona-lo a todas as partes do corpo facilitando a oxigenação do sangue e grande controle das funções cardiovasculares e reforço do sistema imunológico o que levou a introdução do Qi Gong em hospitais chineses na 2ª. metade da década de 1950.

            A ideia do CHI pode ser considerada como um modo elegante e versátil de escrever forças da natureza e como são interpretadas pelo saber chinês. Muitos textos antigos concebem a origem do Universo como uma massa de CHI caótica que estava dividida em YIN YANG (trevas e luzes). Foi através de uma completa interação do YIN e YANG quando coisas – tanto invisíveis como visíveis começaram a existir. Deste conceito originou-se uma série de ricas tradições e crenças que acompanham os chineses.

            De todas as séries de conhecimento que incorporam o termo CHI em seu vocabulário, é possível que a medicina herbalística e o CHI KUNG sejam os mais conhecidos. Este último engloba uma série de exercícios respiratórios e musculares que se tornaram populares em todo mundo.

            O termo CHI representa um antigo conceito filosófico. O filósofo KUAN-TZE, da época Pré-CHIN, escreveu : “A essência de toda a criação desceu a Terra para formar os 5 elementos e se eleva aos céus e estrelas; quando está entre o céu e a Terra os chamamos de espíritos e fantasmas, e quando nos pulmões do homem este é uni sábio. Este é o significado de CHI.

            A concepção da antiga China da origem da vida não se concebia como hoje, pela união do esperma com o óvulo, seguida da concepção do feto no ventre materno que vai alimentando com seu sangue através do cordão umbilical. Para eles um ser humano levava consigo um CHI inato ou temperamento congênito. Este CHi dispõe de seu próprio ser físico e mental, e é diferente do CHI “adquirido” que se respira depois do nascimento, e do CHI derivado da essência da água e grão, que se adquire ao comer e beber. Estes outros tipos de CHI servem para alimentar e ajudar o CHI inato, que se falhar traz consigo a morte. A medicina chinesa, com uma continua tradição desde a Antiguidade, considera o corpo humano como parte e parcela do Cosmo, formando em si mesmo um universo independente em miniatura. Esta concepção reflete a atitude de vida dos chineses.

            Atualmente existem escolas de QIGONG na China e no Ocidente que trocam conhecimentos por dinheiro. Porém CHI KUNG não é conhecimento e tão pouco habilidade. É um continuo ajuste do corpo e espírito para alcançar um equilíbrio total que capacitara as próprias capacidades naturais e a própria personalidade a chegar a um grau máximo. A prática do CHI KUNG depende essencialmente de si mesmo e é assunto de toda uma vida. O mestre só pode oferecer um método, umas linhas-guias básicas, e nem sequer um gênio seria capaz de dominar todas as técnicas em 1 ou 2 cursos. É uma dedicação e cultivo de vida.

            QIGONG é dividido tradicionalmente em diferente ramos: Taoísta, Confucionista, Budista, Médico, e Marcial. Dentro de cada ramo existem inúmeras seitas e escolas diferentes.

            Listamos algumas formas praticadas junto aos sistemas da USKF/AFK que estão sob a tutela do Sifu Mendes e somadas a tantas outras dentro do exclusivo sistema Fatshan Daiyan Qigong entre as quais Jiu Zhuan Da Yun Tian  (Qigong Pré-Natal – 9 Padrões para induzir a  larga circulação do Qi).

            As 4 primeiras são  desde 2003 reconhecidas oficialmente pelo Chinese Health Qigong Association, membro do All-China Sports Federation.

1) Ba Duan Jin  – 8 seções do Brocado.

As 8 seções do brocado é chamado BA DUAN JIN em mandarim, ou PA TUAN CHIN em cantonês.  BA DUAN literalmente significa “8 seções”. JIN significa “brocado” mas pode também significar “brilhante”, “belo”, “glorioso panorama” ou “futuro esplêndido”. As 8 seções do brocado é uma das formas do QIGONG (Chi Kung) mais populares do mundo. Ela é uma série de 8 simples movimentos que tem sido transmitidos através dos séculos. Praticado por homens e mulheres de todas as idades e por artistas marciais e não-praticantes. Ela é famosa por sua elegância e eficácia. Embora estes movimentos sejam simples, há profunda sabedoria nesta forma de QIGONG. Aqui no Ocidente, ele está tendo imensa aceitação entre as diversas camadas da sociedade e comunidades médicas.

Com tamanha audiência dos entusiastas, Brocado tem se desenvolvido em muitas versões diferentes, muitas variações assentadas e em pé. No Templo Shaolin, o Brocado é considerado um dos métodos fundamentais de QIGONG. Ele é muitas vezes ensinado como prelúdio para as mais famosas formas de SHAOLIN QIGONG, o YIJINJING, XISUIJING, etc.

Estes exercícios corrigem erros de postura, eliminam os problemas respiratórios tais como bronquites e asma, e especialmente a concentração e disciplina da criança, sendo um grande auxílio durante a fase escolar. São apenas “OITO EXERCÍCIOS” realmente considerados “PRECIOSOS”.

Ba Duan

1 – Di yi shi (1ª seção): Shuang shou tuo tian li san jiao

2 – Di er shi (2ª postura): Zuo you kai gong shi she diao

3 – Di sam shi (3ª postura): Tiao li pi wei dan ju shou

4 – Di sz shi (4ª seção): Wu lao qi shang wang hou qiao

5 – Di wu shic (5ª postura): Yao tou bai wei qu xin huo

6 –  Di liu shi (6ª postura):  Liang shou pan zu gu shen yao.

7 – Di qi shi (7ª postura): Zuan quan mu um zeng qi li.

8 – Di ba shi (8ª postura): Bei hou qi dian bai bing xiao.

Ao final dos movimentos:

Shou gong (finalizando a forma falando a palavra amitoufo (amitaba sânscrito).

 

 

2) Wu Qin Xi  ( 5 Animais).

3) Liu Zi Jue( 6 sons de cura).

4) Yi  Jin Jing.