SHUAI JIAO |
História do Shuai Jiao
SHUAI: Varrer, quedas, arremessos. JIAO: chifre, ângulo, canto, finta. Traduzidos ou conceituados na USKF/AFK como conjunto de técnicas ou estratégias de arremessos, varreduras, quedas e fintas aplicadas de diversos ângulos, SHUAI JIAO (摔角) é muitas vezes considerada a mais antiga arte marcial chinesa da história com cerca de 5000 anos de refinamento e é praticada e estudada como há vários séculos atrás. É conhecida como luta livre chinesa, ou mesmo judô chinês, por conter técnicas de projeções que se assemelham , em alguns casos ao judô Japonês ao mesmo tempo em que difere deste e da luta livre ocidental oferecendo arremessos, travamentos, socos, chutes, QI GONG, etc.
A modalidade desenvolve no praticante a perseverança, conduta refinada, auto-estima, e a disciplina. É um sistema de auto-defesa extremamente eficaz e aplicável nos dias atuais, é excelente como condicionamento físico pois o praticante pode vir a adquirir porte atlético definido, tonificando os seus tecidos musculares equilibrando o biorritmo dos órgãos internos, estimulando o sistema imunológico e proporcionando o bem estar físico e mental.
De acordo com a lenda, no início da civilização chinesa os guerreiros dos CLÃS (GÁAS) Chineses, quando em conflito, utilizavam uma forma primitiva de luta corpo-a-corpo denominado CHIAO-TI (dar chifradas), em que procuravam ferir seus oponentes utilizando capacetes com chifres.
Do ano 2697 a.C, o Imperador Amarelo (Huang Ti) utilizou técnicas de CHIAO-TI (que a essa época já continha técnicas mais refinadas) para derrotar o rebelde CHI YU, também exímio praticante do estilo. Durante a dinastia CHOU (1122-256 a.C) a arte do CHIAO-TI foi codificada passando a conter brutais arremessos, golpes de mãos e pés, manipulação e quebramento de juntas, ataques a pontos vitais adaptados e largamente utilizados em centenas de batalhas na China antiga.
Durante a dinastia CHIN (221-207 a.C) o CHIAO-TI passa a fazer parte do programa oficial de treinamento de militares na China e do corpo de segurança pessoal dos Imperadores, pois além de ser uma arte considerada esporte é eficiente em combate, haja vista fazer parte do currículo de graduação das polícias e forças armadas tanto na China Continental como em Taiwan. Essa filosofia pode ser sintetizada pelo ditado marcial “SAN NIEN CHAN BU RUYI CHIAO”.
Através de exímios praticantes e peritos sintetizados num provérbio da época “o instante em que você é tocado serás arremessado” CHIAO-TI alcançou altos níveis de desenvolvimento entre as dinastias MING e CHING. Devido a imensidão do território chinês, aos diversos dialetos regionais e ao isolamento geográfico de certas áreas, muitos estilos de CHIAO-TI foram desenvolvidos: BEIJING, TIEN-TSIN, BOKE (MONGOL) e BAODING eram os 4 estilos predominantes ao fim da dinastia CHING (1644-1911). Variações destes estilos ou estilos de família (GÁA) são praticados por diversas minorias na China.
Em 1928 o CHUNG YANG KUOSHU KUAN (INSTITUTO NACIONAL DE KUOSHU em NANKING) denominou de SHUAI JIAO ou SWAI JIAO a arte marcial mais antiga da China que além do CHIAO-TI ganharam outros cerca de 80 nomes ao longo da história chinesa.
Embora existissem numerosos mestres de SHUAI JIAO na província de HEBEI onde predominava o estilo BAODING, o mais famoso de todos foi PING JINYI, que nasceu em 1830.
Seu principal discípulo foi ZHANG FENG YAN (nascido em 1875) que transmitiu seus conhecimentos a CHANG TUNG SHENG (1908-2000), um dos maiores mitos do SHUAI JIAO em todos os tempos, que nunca foi derrotado nos torneios chineses, incluindo uma memorável luta ocorrida durante a ocupação japonesa na China quando derrotou um famoso mestre de judô em segundos.
Entre os grandes divulgadores do moderno SHUAI JIAO (摔角) , além de CHANG TUNG SHENG podemos destacar MA WEN-KUEI, YANG CHUN-HEN, LIU SHAO TSENG, GENE L. CHICOINE, JOHN ALLEN, JOHN S. WANG, GRÃ-MESTRE LIN CHIH-YOUNG (DAVID LIN), entre outros.
Metodologia de Ensino |
O SHUAI JIAO praticado na USKF/AFK é uma mescla de técnicas praticadas nas 4 Escolas principais – BEIJING, BAODING, BOKE (MONGOL), TIEN-TSIN e por etnias como HUI, etc – acrescido de técnicas de CHI KUNG, ataques à pontos vitais e meditação, exercício a dois (TUI-SO), alongamentos, aquecimentos, exercícios no saco de parede, e outros aparelhos de treino e introdução à defesa pessoal SHUAI JIAO e SANSHOU (CONTATO TOTAL).
GRADUAÇÃO |
A graduação em SHUAI JIAO (摔角) USKF/AFK consiste em 8 graus (CHI) baseados em 8 estandartes de antigos exércitos chineses. O número 8 é derivado da filosofia e alquimia chinesa. No I-CHING há 8 trigramas que combinados formam 64 hexagramas. Na China também há 8 direções: Norte, Sul, Leste, Oeste, Nordeste, Noroeste, Sudeste e Sudoeste. Estes graus estão sintetizados em 5 cintas principais, associadas aos 5 elementos. O tempo de prática varia de 4 a 6 meses a 1 ou 2 anos no máximo por grau. Para se graduar cinta preta, leva-se no mínimo 5 anos e no máximo 8 anos.
Após passar pelo HOI KUEN (Fase Preparatória) o praticante ingressa no 8° e 7º Chi – Cinta Branca que segundo a geomancia chinesa (FENG SHUI) está relacionada com o elemento Metal, Outono, Oeste, Planeta Vênus, Pulmões, Nariz, Intestino Grosso e ao Tigre, além de ser a cor da pureza transcedente e do vazio.No 6° e 5º Chi, utiliza-se uma Cinta Verde que segundo a geomancia chinesa está relacionada com elemento Madeira, Primavera, Leste, Planeta Júpiter, Olhos, Vesícula Biliar e ao Dragão Celestial, além de ser a cor da Esperança, Expansão, Fertilidade, Persistência e Objetividade.
No 4° e 3º Chi, utiliza-se uma Cinta Azul que está relacionada ao elemento Água, Inverno, Norte, Planeta Mercúrio, Rins, Ouvido, Bexiga e a Tartaruga, além de ser a cor da Intuição, Serenidade, Sinceridade e Realização Espiritual.
No 2° Chi, utiliza-se uma Cinta Vermelha que está relacionado com o elemento Fogo, Verão, Sul, Planeta Marte, Língua, Coração, Intestino Delgado e a Fênix, além de ser a cor da felicidade para os chineses, nobreza, sexualidade, movimento, energia, vitalidade, bandeira chinesa e do sangue.
No 1° Chi, utiliza-se uma Cinta Marrom que segundo a geomancia chinesa, está relacionada com o elemento Terra, Meia Estação (Verão Prolongado), Centro, Planeta Saturno, Boca, Pâncreas, Estômago e Serpente, além de ser a cor da Estabilidade, Equilíbrio, Sinceridade, Fidelidade e uso da razão.
Após a Formação Final,utiliza-se Cinta Preta que segundo o Feng Shui está relacionado ao elemento água, inverno, Norte, Planeta Mercúrio, Rins, Ouvido, Bexiga e a Tartaruga, além de ser a cor da busca da luz, Concentração, Criatividade, Relaxamento e Flexibilidade. É subdividido em 10 graus (CHIEH):1° e 2° considerado INSTRUTOR, 3° e 4° PROFESSOR, 5° e 6° MESTRE, 7° MESTRE SÊNIOR e 8° ao 10° GRÃO-MESTRE. A partir do 7° CHIEH, a Cinta Preta recebe um Logo(TAO) na cor dourada que segundo a geomancia chinesa está relacionada com o elemento Fogo, Verão, Sul, Planeta Marte, Intestino Delgado, e a Fênix, além de ser a cor da ação, do dinamismo, coragem, impetuosidade, auto-realização, iluminação e ao intelecto.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DE GRADUAÇÃO |
HOI KUEN (Fase Preparatória) Sem Cinta – Duração 3 meses |
História e Filosofia: Introdução à História da China e à Filosofia Oriental (Taoísmo, Budismo, Confucionismo e I Ching). História e características do SHUAI JIAO (摔角) (SISTEMA USKF/AFK).
Juramento SHUAI JIAO – JI BEN PI TUI BA FA – RESHEN SHUAI CHIAO – TEORIA MARCIAL WU DE (Código Marcial)
PA TUAN CHIN (1° parte)
JI BEN (BÁSICOS): NG DAI MAH BO (5 BASES); NG DAI SAO FAT(5 BLOQUEIOS DE MÃOS); NG DAI KUNE(5 SOCOS); NG DAI CHEUNG (5 TAPAS); NG DAI GERK(5 CHUTES).
SAAM SING CHOY (BATIMENTO DE BRAÇO); SAAM SING GERK (BATIMENTO DE PERNA)
FUNDAMENTOS DE BIOMECÂNICA
8° e 7º CHI – CINTA BRANCA
PA TUAN CHIN (COMPLETO)
HSIEH DA (ARREMESSOS EM DIAGONAL-1° PARTE)
BEI SHUAI JIAO (SISTEMA USKF/AFK)
SHUAI JIAO CHI SZI
TEET LO HAN CHIN CH’UAN (FORÇA)
HSIEH DA-COMPLETO
6° e 5 º CHI – CINTA VERDE
TAO TI FA
BEI YUAN CHU TUNG
EXERCÍCIOS DE DESENVOLVIMENTO DOS 9 PODERES
CHI BEN – TUNG YAO DAI (POTÊNCIA COM CINTURA)
4° e 3º CHI – CINTA AZUL
SO SON FA
NA DALIANARREMESSOS EM DUPLAS / TUEI SHUAI
NA
TUN-BAO
2° CHI – CINTA VERMELHA TI KUNG CHUAN (QUEDAS): KUN SHEN, SHEN PU, HO PU, TING JI, TZO PU
HSING JING
KWAI
1° CHI – CINTA MARROM TÉCNICAS SHUAI / TÉCNICAS CHIAO
YAO ZHAN
JAO HUAN
1° CHIEH – CINTA PRETA TODA A PROGRAMAÇÃO DO 8° AO 1° CHI
JAU HUAN
ARMASNOTA: A partir do 1° CHIEH a relação de matérias extracurriculares para os níveis subsequentes só é divulgada para Instrutores e Professores.