TAI JI QUAN (TAI CHI CH’UAN) (太極拳) |
As primeiras referências feitas ao termo TAIJI foram feitas no I-CHING (Livro das Mutações) durante a Dinastia Zhou. TAI JI significa “Supremacia”, “Raridade”, “Extremidade” e é a união dos opostos YIN-YANG, princípios cósmicos de expansão e contração de energia originados do WU CHI (Vazio ou poder desconhecido). Segundo a filosofia Taoísta, suas escrituras explicam a criação do Universo que é a mesma narrada por Cristãos, Hindus, Físicos Teóricos e outras religiões a partir de diferentes perspectivas teóricas e científicas.
Há diferentes opiniões a respeito do surgimento do nome e do estilo TAIJIQUAN (太極拳) (Boxe dos Punhos Universais). Algumas lendas mencionam o nome de CHENG LING XI que viveu durante a Dinastia Liang (907 d.C.- 923 d.C.), autor de GUAN JIN WU HUI FA (TRATADO PARA SE ALCANÇAR O ESCLARECIMENTO ATRAVÉS DAS OBSERVAÇÕES DA ESCRITURA) em que cita o termo TAIJIQUAN como seu fundador. Outras dizem que surgiu através do mestre secular WANG ZONGYUE de SHANXI que estudou o Tratado de Cheng Ling Xi e fez um resumo sistemático do Boxe das 10 Táticas à luz do I-CHING em 1780. Mas as lendas aceitas pela maioria das escolas de TAIJIQUAN, com exceção do estilo CHEN, creditam sua fundação ao monge taoísta CHANG SAN FENG, que viveu nas montanhas de WUDANG e teria nascido em Lung Hu Shan na província de KIANG SI, no ano de 1247 d.C, no fim da Dinastia SUNG (961-1271 d.C).
Segundo relatos de um velho livro chinês chamado “NAM, LIU, JACK” uma coletânea de inscrições de túmulos de pessoas comuns e Imperadores que o conheceram, CHANG nascera fisicamente forte com grandes orelhas e olhos redondos, alto e robusto. Ademais era muito inteligente, tendo sido aprovado nos exames do governo para ser funcionário público na corte real.
Quando jovem estudou no Templo Shaolin por muitos anos e se formou como um excelente aluno. Após deixar Shaolin, ele empreendeu viagens por muitas províncias chinesas com o intuito de encontrar alguém que o pudesse derrotar com objetivo de aprender mais com seu oponente. Sua determinação e a miséria que presenciou em muitas partes da China não o desanimou de seus objetivos e, finalmente, encontrou diversos praticantes melhores do que ele , cujos estilos eram diferentes de Shaolin. Ao retornar para WUDANG, enquanto meditava , certa noite sonhou com HSUAN WU (Deus Taoísta), e este lhe ensinava a arte fazendo-o ver uma luta entre um Grou e uma serpente. Conforme os dados históricos, Chan foi capaz de combinar Shaolin com os estilos que aprendera durante sua peregrinação pela China e sistemático estudo dos movimentos adaptados do deu sonho, das nuvens, água e árvores balançando no vento.
A escola da família Chen seria a mais antiga. O melhor representante de Chen Tai Chi neste século foi o mestre da 17ª geração CHEN FA-KE (1887-1957). Entre os divulgadores atuais estão: PAM WING CHOW, CHEN CHAI-KALI, CHEN CHAI e CHEN XIAO-WANG.
YANG LU-CHAN introduziu o estilo CHEN em Peking em uma forma mais suave em 1852, que passou então a se chamar estilo família YANG. WU CHIAN-CHUEN (1870-1942), estudou com YANG CHENG FU, neto de YANG LU-CHAN e desenvolveu o estilo da família WU. SUN LU-TANG (1861-1932) criou o estilo da família SUN.
METODOLOGIA DE ENSINO |
A metodologia de ensino do TAIJIQUAN (太極拳) na USKF/AFK segue a escola YANG, fundada por YANG LU-CHAN em 1852, com algumas modificações. Durante o seu desenvolvimento o aluno aprenderá exercícios de captação de energia, Formas Curtas (16, 24, 36 e 48 movimentos), Forma Longa (108 movimentos), Tui Shou (Pressão das Mãos), Sanshou (Combate Simulado), Filosofia Taoísta, Psicologia e armas (bastão, lança, espada reta, leque etc.). Em níveis avançados terão acesso aos estilos CHEN, WU, SUN etc, além de iniciação em estilos internos complementares como HSING-I e PA KUA.
O aluno que optar por TAIJIQUAN terapêutico vivenciará o CHI KUNG que visa o treinamento e aplicação de energia cósmica através de movimentos lentos , concentração em determinados pontos do corpo , respiração e posturas para melhoria da saúde. Os exercícios de CHI KUNG podem ser feitos por qualquer pessoa, independentemente de idade, cultura ou religião. Entre os exercícios propostos está o BA DUAN SHIN que destina-se a corrigir erros de postura, eliminar problemas respiratórios como bronquite e asma, e especialmente incentivar a concentração e disciplina da criança, sendo de grande auxílio na fase escolar.
GRADUAÇÃO |
A graduação plena em TAIJIQUAN (太極拳) na USKF/AFK consiste em 5 estágios (CHI) baseados nos 5 elementos , que variam de 6 meses a um ano de prática cada um, até a formação final (cinta preta). Os primeiros 3 estágios estão sintetizados na cinta branca acrescida de 2 Logos (TAO) nas pontas, que correspondem ao 4° e 3° estágios respectivamente. No 2° estágio (cinta vermelha) o aluno estará apto a ministrar aulas de forma individual ou coletiva, desde que observada a aprovação nos exames de avaliação e frequência mínima de 70% do total de aulas.
Após passar pelo HOI KUEN (Fase Preparatória) o praticante ingressa no 5° CHI utilizando uma Cinta Branca que segundo a geomancia chinesa (FENG SHUI) está relacionada com o elemento Metal, Outono, Oeste, Planeta Vênus, Pulmões, Nariz, Intestino Grosso e ao Tigre, além de ser a cor da pureza transcedente e do vazio.
No 4° CHI a Cinta Branca recebe um logo (TAO) na cor verde que segundo o Feng Shui está relacionada com elemento Madeira, Primavera, Leste, Planeta Júpiter, Olhos, Vesícula Biliar e ao Dragão Celestial, além de ser a cor da Esperança, Expansão, Fertilidade, Persistência e Objetividade.
No 3° CHI, a Cinta Branca recebe um logo (TAO) na cor azul que segundo o Feng Shui está relacionada ao elemento Água, Inverno, Norte, Planeta Mercúrio, Rins, Ouvido, Bexiga e a Tartaruga, além de ser a cor da Intuição, Serenidade, Sinceridade e Realização Espiritual.
No 2° CHI, utiliza-se uma Cinta Vermelha que segundo o Feng Shui está relacionado com o elemento Fogo, Verão , Sul, Planeta Marte, Língua, Coração, Intestino Delgado e a Fênix, além de ser a cor da felicidade para os chineses, nobreza, sexualidade, movimento, energia, vitalidade, bandeira chinesa e do sangue.
No 1° Chi, utiliza-se uma Cinta Marrom que segundo o Feng Shui, está relacionada com o elemento Terra, Meia Estação (Verão Prolongado), Centro, Planeta Saturno, Boca, Pâncreas , Estômago e Serpente, além de ser a cor da Estabilidade, Equilíbrio, Sinceridade, Fidelidade e uso da razão.
Após a Formação Final, utiliza-se Cinta Preta que segundo o Feng Shui está relacionado ao elemento água, Inverno, Norte, Planeta Mercúrio, Rins, Ouvido, Bexiga e a Tartaruga, além de ser a cor da busca da luz, Concentração, Criatividade, Relaxamento e Flexibilidade. É subdividido em 10 graus (CHIEH): 1° e 2° considerado INSTRUTOR, 3° e 4° PROFESSOR, 5° e 6° MESTRE, 7° MESTRE SÊNIOR e 8° ao 10° GRÃO-MESTRE. A partir do 7° CHIEH, a Cinta Preta recebe um Logo (TAO) na cor dourada que segundo a geomancia chinesa está relacionada com o elemento Fogo, Verão, Sul, Planeta Marte, Lingua, Coração, Intestino Delgado, e a Fênix, além de ser a cor da ação, do dinamismo, coragem, impetuosidade, auto-realização, iluminação e ao intelecto.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DE GRADUAÇÃO |
HOI KUEN (Fase Preparatória) Sem Cinta-Duração 2 meses
História e Filosofia: Introdução à História da China e à Filosofia Oriental (Taoísmo, Budismo, Confucionismo e I Ching). História e características do TAI CHI CHUAN.
PA TUAN CHIN (TI I LU) – CHAN TSIN PAH FAH ( 8 EXERCÍCIOS DE ALONGAMENTO)
5° CHI-CINTA BRANCA
TODOS OS JI BEN ANTERIORES – PA TUAN CHIN (TI EHR LU – COMPLETO)
CAMINHADA TAI CHI CHUAN
FORMA 24 (1°, 2°,3° e 4°):
1ª SÉRIE 2ª SÉRIE 3ª SÉRIE 4ª SÉRIE 1 – QI SHI 4 – LOU XIAO BU 7 – YOU LAN QUEWEI 10 – YUN SHOU 2 – YEMA FEN ZONG 5 – SHOU HUI PI PA 8 – ZUO LEN QUEWEI 11 – DAN BIAN 3 – BAI-E-LIANG CHI 6 – DAO NIAN HOU 9 – DAN BIAN
4° CHI – CINTA BRANCA COM LOGO VERDE
TODOS OS JI BEN ANTERIORES – PA TUAN CHIN COMPLETO
FORMA 24 (5°,6°,7° e 8° SÉRIES)
5ª SÉRIE 6ª SÉRIE 6ª SÉRIE 8ª SÉRIE 12 – SHANG BU GAO TAN MA 14 – SHUANG FENG GUAN ER 17 – SHESHEN XIA SHI/JINJI DU LI 21 – ZHUAN CHEN PIE SHEN CHUI 13 – YOU TI JIAO 15 – ZHUAN SHENG DENG JIAO 18 – YUNU CHUAN SUO 22 – RU FENG SI BI 16 – SHESHEN XIANSHI/JINJI DU LI 19 – HOU DI ZHEN 23 – SHIZI SHOU 20 – SHAN TONG BEI 24 – HE TAI CHI
3° CHI – CINTA BRANCA COM LOGO AZUL TODOS OS JI BEN ANTERIORES – PA TUAN CHIN COMPLETO
FORMA 48
TSAN SHOU (TAI CHI MARCIAL)
2° CHI – CINTA VERMELHA TODOS OS JI BEN ANTERIORES – PA TUAN CHIN COMPLETO
TUEI SHO JI BEN PA FA (8 EXERCÍCIOS FUNDAMENTAIS): 8 vezes suave e 8 vezes veloz (direita /esquerda)
TAI CHI CHUAN 108 MOVIMENTOS (TI I LU-1° FORMA)
1 – QI SHI 6 – LAN CIO WEI CHI 11 – TI SCIO SAN SCHI 16 – LO SCHI IAO PU 21 – HO TAI CHI 2 – LAN CIO WEI LU SCHI 7 – LAN CIO WEI AN 12 – LU 17 – SCIU HEI PI PA . 3 – LAN CIO WEI TZUO SCHI 8 – LAN CIO WEI CHI 13 – TU KOU 18 – LO SCHI IAO PU . 4 – LAN CIO WEI PANG 9 – LAN CIO WEI CI-NA 14 – AI TI DEN 19 – SCIUAN PU BALAN TUEI . 5 – LAN CIO WEI LU 10 – LAN CIO WEI TAN PIEN 15 – PE HO LIEN TZ 20 – LU FANG SU PI .
1° CHI – CINTA MARROM TODOS OS JI BEN ANTERIORES – PA TUAN CHIN (TI EHR LU – COMPLETO)
TAI CHI CHUAN 108 MOVIMENTOS (TI I LU-1° FORMA) e mais:
TI EHR LU-2°FORMA
1 – CI NA 8 – SCIAN PU CHUO TI HI 15 – SCIA FI SCHE 22 – CI-NA 29 – YU TEN TUEI 2 – PO HU KUE SCIOI 9 – DAO JUEN HU TZUO SHI 16 – IUN SCIO TZUO SHI 23 – SCI TAN PIEN 30 – TZUO CHUAN PANG 3 – CI 10 – DAO JUEN HU YU SHI 17 – IUN SCIO YU SHI 24 – TAN PIEN SHA SHI 31 -CHUAN SCHEN PANG 4 – AN 11 – DAO JUEN HU TZUO SHI 18 – IUN SCIO TZUO SHI 25 – CIN JI TU LI YU SHI 32 -TZUO TEN TUEI 5 – CI 12 – DAO JUEN HU YU SHI 19 – IUN SCIO YU SHI 26 -CIN JI TU LI TZUO SHI 33 – CHUAN SCHEN TEN TUEI 6 – CI-NA 13 – DAO JUEN HU TZUO SHI 20 – IUN SCIO TZUO SHI 27 – YU CHUAN CHAN 34 – LO SHI IAO PU 7 – SCI TAN PIEN 14 – AI TI DEN 21 -TZO PANG 28 – CHUAN SCHEN PANG .
1° CHIEH – CINTA PRETA TODOS OS JI BEN ANTERIORES – PA TUAN CHIN COMPLETO
TAI CHI CHUAN 108 movimentos (TI I LU e TI EHR LU) e mais:
TI SAN LU – 3°FORMA
1 – LO SCI YAO PU YU SHI 7 – AN 13 – I GNI TZUAN TZO TZUO SHI 19 – AN 2 – LO SCI YAO PU TZUO SHI 8 – CHI 14 – I GNI TZUAN TZO YU SHI 20 – CHI 3 – TSAI CHUEI 9 – CI NA 15 – CI-NA 21 – CI NA 4 – I GNI TZUAN SHU 10 – TAN PIEN 16 – PANG 22 – TAN PIEN 5 – CI NA 11 – I GNI TZUAN TZO TZUO SHI 17 – LU . 6 – CHI 12 – I GNI TZUAN TZO YU SHI 18 – CHI .
TAI CHI CHUAN 108 movimentos (TI I LU e TI EHR LU) e mais:
TI TZU LU – 4° FORMA
1 – KAO TE MA 9 – LO SHI YAO PU 17 – DAO YUEN HU YU SHI 25 – SCIUAN PU CHI SHI 2 – AI TI DEN 10 – CHI TAN CHUI 18 – DAO YUEN HU TZUO SHI 26 – TUI PU KUA KU 3 – TAN TUN PEI 11 – KOU SHI 19 – AI TI DEN 27 – CHUAN SCHEN PAI LIE 4 – TZO TA HU 12 – SCIAN FENG KUAN ER 20 – SCIA FI SCHE 28 – VAN KUNG SHE HU 5 – YU TA HU 13 – TZUO CHUAN CHAN 21 – YU CHUAN CHAN 29 – SCIAN PU BALAN CHUI 6 – YE MA FINZON TZUO SHI 14 -DAO YUEN HU TZUO SHI 22 – CI NA 30 – LU FAN SU PI 7 – YE MA FINZON YU SHI 15 – DAO YUEN HU YU SHI 23 – TAN PIEN 31 – HO TAI CHI 8 – PAI SHE TU I SIN 16 – DAO YUEN HU TZUO SHI 24 – TAN PEN SCIA SHI .
Após a CINTA PRETA-1° CHIEH, o praticante terá acesso a treinamento com armas como TAI JI JIAN (ESPADA RETA), TAI CHI TOU (FACÃO), bastão, lança, etc, e mais:
Técnicas de PA KUA, Técnicas de HSING-I e técnicas raras do maior sistema de Espada da China (WU DANG) ensinadas por Sifu Mendes, a saber:
– 8 Movimentos: TAI YANG, TAI YIN, ZHONG YIN, ZHONG YANG, LAO YANG, LAO YIN, SHOU YANG, SHOU YIN,
– 13 Técnicas devastadoras do GENERAL LI JING LIN: BENG, DIAN, DAI, CHOU, CI, JI, JIE, TI, JIAO, YA, PI, XI e GE.
– 3 Formas praticadas pelo antigo monge taoísta SONG WEI JI: 13 Espadas YIN-YANG, Pérolas Rolando na Bandeja e Espada do Dragão Flutuando.